Preocupado com o número de acidentes envolvendo condutores de motocicletas, o vereador Cacá Pereira (PSDC), e presidente do Sintramotos (Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana), está buscando elementos e informações que possam mudar este cenário. Para isso, reuniu, em seu gabinete na tarde de terça-feira (04), o diretor vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Mauro Gil Merger; a encarregada de Gestão de Projetos da Agência Nacional em Mobilidade (ANAMOB), ÊricaNickel; e a professora pesquisadora da PUC-PR, Manon Garcia, que se comprometeram em levantar dados estatísticos, para, depois, formular em conjunto políticas públicas voltadas ao motociclista.
Segundo a professora, hoje, são registrados, mensalmente, 1.526 acidentes envolvendo motociclistas. “Mas, os dados param por aí. Não se tem informações mais abrangentes, como por exemplo, se a moto envolvida no acidente é utilizada a passeio ou a trabalho. Precisamos nos aprofundar no assunto para podermos, enfim, projetarmos soluções de políticas públicas para o setor”, disse. Ainda conforme Manon, para o Governo, encontrar soluções para o problema é urgente, uma vez que os acidentes com motocicletas “comem” 4% do PIB. E disse que é possível “montar um cenário do motofrete no Paraná e em Curitiba”.
Mauro Merger afirmou que o Observatório tem condições de promover análise dos números existentes e, a partir deles, produzir informações substanciosas, inclusive com georeferências, que podem ajudar a buscar alternativas para combater e reduzir estes acidentes envolvendo condutores de motocicletas.
Além do preconceito com a categoria, o vereador Cacá Pereira assinalou, ainda, que um diagnóstico completo do setor facilitaria, também, levar melhorias aos trabalhadores, que se ressentem de reconhecimento pela profissão que exercem. “Precisamos aumentar a base de informações para que possamos subsidiar o atendimento aos trabalhadores. A nossa luta é para levar ao motofretista a ser reconhecido pelo trabalho que realiza. Infelizmente, a gestão anterior do Sintramotos se acomodou durante 12 anos, e nós estamos conquistando as vitórias aos poucos, mas firmes no propósito de avançar com ações voltadas ao motociclista”, ponderou o vereador.