Uma antiga reivindicação do vereador Cacá Pereira, enquanto presidente do Sintramotos (Sindicato dos Trabalhadores Motofretistas de Curitiba e Região Metropolitana), a motocaixa, na esquina da Rua Mal. Deodoro e Mal. Floriano, já é realidade desde este final de semana. O motocaixa ou motobox é um espaço específico para parada de motocicletas, enquanto aguardam o semáforo abrir.

 

A implantação do espaço para motos foi na madrugada de sábado (27/07), quando se comemora o Dia Nacional do Motociclista, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. “Já havíamos solicitado esta atenção há algum tempo, porque sabemos que este cruzamento é um dos mais movimentados de Curitiba, e esta providência ameniza a questão do tráfego intenso, enquanto o semáforo está fechado”, disse o vereador Cacá Pereira.

O secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, disse que o projeto deve ser ampliado, com a previsão de instalação de pelo menos dez motobox, nas próximas semanas. Segundo ele, esta iniciativa apenas regulamenta uma situação corriqueira nas ruas da cidade. Uma enquete feita por repórteres da Rádio CBN Curitiba mostrou que motoqueiros, motoristas e pedestre ouvidos aprovaram a medida.

De acordo com último relatório do Programa Vida no Trânsito, foram 61 mortes de motociclistas no em 2018, na Capital paranaense.

(Fonte: Rádio CBN Curitiba)